sabato 15 settembre 2018

POR 24 SET 2018


1.       Sejamos verdadeira imagem de Maria
Das Cartas de Madre Mazzarello
     
Somos convidadas a entrar no coração da Madre, na vida simples de uma mulher que soube deixar espaço ao Espírito para que seja Ele a transformá-la, a penetrar na sua vida com os seus dons, como fez em Maria. Foi na escola de Maria que Madre Mazzarello cresceu em santidade e sabedoria. Recordando a vida de Madre Mazzarello, descobrimos os traços característicos de Nossa Senhora,
impressos na sua vida, manifestados através da sua relação muito simples e familiar que ela tinha com Nossa Senhora. Com muita simplicidade e clareza, Ela moldou a sua vida de acordo com a de Maria. Com uma relação filial e confiante que a levava frequentemente a invocá-la e a exortar as irmãs e meninas a terem plena confiança em Maria, a viver e a trabalhar na sua presença (cf. L 20, 27). Convidava as irmãs a cultivar as virtudes para imitar Maria (cf. L 29) e a torná-la conhecida e amada pelas meninas (cf. C 47). E dizia: "Sejamos verdadeira imagem de Nossa Senhora!” (Cronistoria III 216).

Aproximando-se a festa da Imaculada, Madre Mazzarello insistia que se preparasse o coração, para viver a novena com todo o fervor possível e, com simplicidade, dizia: "Temos de plantar lindas flores no nosso coração para fazer depois um lindo ramo para apresentarmos à nossa querida mãe, Maria Santíssima".  Nestes dias que ainda nos faltam, temos de nos exercitar em todas as virtudes, mas especialmente na obediência e na mortificação. Não deixemos passar nenhuma oportunidade sem nos mortificarmos em alguma coisa, acima de tudo mortifiquemos a nossa vontade, sejamos exatas na observância das nossas Santas Regras. Comunguemos com fervor cada manhã". (C 27).

Madre Mazzarello tinha a certeza de que Nossa Senhora ficaria contente com as suas filhas e que obteriam de Jesus a graça de serem santas, se vivessem o empenho da verdadeira humildade e caridade, suportando mutuamente os defeitos, e esforçando-se mais nos atos de piedade (cf. C 52).

"A TI AS CONFIO" ouviu Madre Mazzarello ao passar um dia na colina de Borgoalto, quando lhe pareceu ver, diante dela, um grande edifício com toda a aparência de um colégio de numerosas jovens (cf Cronistoria v 1 p. 96- 98.). Maria, que lhe confia as suas filhas, as meninas, as jovens, a missão no meio delas. Tanto para Dom Bosco como para Madre Mazzarello, a missão é "cuidar" de quem o próprio Deus lhes confia. Hoje, o "a ti as confio" grita na voz da Igreja com o Sínodo dos Bispos que nos gritam de novo "a ti as confiamos"! A ti, comunidade educativa: escutai e acompanhai os jovens! Que eles se sintam acolhidos, cuidados e integrados na comunidade e possais caminhar com eles na santidade.

Para refletir e rezar:

·       Procurei viver alguma atitude de Maria, de modo que cada noite Ela possa dizer-me: “Minha Filha, estou contente contigo”?
·       Sinto o grito das crianças e jovens que me dizem: “cuida de mim” porque faço parte da missão que Nossa Senhora deixou às FMA com o “a ti as confio” no Borgoalto?
·       Exercício espiritual: sento-me junto de Maria e, com simplicidade, percorro o mês e ofereço-Lhe as lindas flores das boas atitudes que cultivei no meu coração. Peço a Maria que, nos momentos de cansaço da missão, Ela me dê um coração de mãe.

Maria Auxiliadora, ajuda-nos a ser, como Madre Mazzarello, mulheres de profunda interioridade, mulheres sábias, auxiliadoras no meio dos jovens, transformando toda a nossa vida em dom para os outros. Amen.

Nessun commento:

Posta un commento